terça-feira, 17 de julho de 2012

Johnny 6 - Pensamentos


IERJ visto do alto. Da esquerda para a direita: pista de atletismo(1),
quadra de esportes(2), piscina(3), biblioteca(4),
o prédio principal(5) e, na extrema direita, o Teatro(6).


Quem entra pelo portão principal do IERJ passa pelo hall que fica sob dois andares de salas de aula e chega no quadrado interno da construção, que é o pátio. No lado oposto à entrada fica o auditório. Os outros dois lados são de salas de aula, onde estudam os alunos do ginásio (5ª à 8ª série).

Johnny gostava de ficar sentado em frente à porta do auditório, um dos melhores lugares para observar o pátio todo. Normalmente ele se sentava ali para assistir o desfile de alunas do ginásio usando mini-saia colegial, mas agora ele estava olhando para lugar-nenhum e pensando. Sentia uma ansiedade de contar para alguém a história recém-acontecida no banheiro, mas se lembrava que não tinha nenhum amigo na nova escola.

A grama do vizinho é sempre mais verde, e Johnny se lembrou do ano anterior, onde conhecia todos os alunos da escola. Não que falasse com todos. Pelo contrário. O único colega com quem Johnny gostava de conversar era Hugo, com quem estudara desde a segunda série. Sete anos na mesma turma, brincando e fazendo os trabalhos escolares juntos. E com a mudança para o segundo grau, tinham se separado. Johnny não tinha com quem falar e discutia consigo:

- Pô, seria tão bom se o Hugo estivesse aqui!
- Ih, quê isso? Vai ficar desejando a companhia de homem? Isso é coisa de viado!
- Ah, mas ele era legal...
- Era legal, mas e daí? Agora vai ficar com esses pensamentos de garotinha adolescente? "bla-bla-bla Seria legal se ele estivesse aqui snif-snif"... Ah, vira homem, porra! Imagina se alguém ouve você pensando isso!
- Ninguém vai 'ouvir' meus pensamentos. E ele era legal, mesmo. Eu conversava tanto com ele...
- É, mas agora a gente tá numa escola nova, e precisamos conhecer gente nova. De preferência mulheres! E, outra coisa: passou a época de ter coleguinhas. Agora a gente vai ter alguns amigos pra sair e beber e vai conhecer as mulheres, para pegar!

"Deixemos de coisa, cuidemos da vida, se não..."

Johnny passou os olhos pelo pátio e viu alguns grupos de meninas adolescentes, todas elas conversando, animadas. Seu lado prático ganhou mais um argumento:

- Tá vendo? Cheio de mulher aqui e você pensando em homem, porra! Vamos à luta, agora que você tem a estrela do terceiro ano! É isso. Vamos parar de lembrar de coleguinhas de infância e tratar de arrumar alguns amigos e muitas mulheres!

Muitas vezes, quando a gente toma alguma decisão, a gente precisa se mexer. Talvez à medida que o cérebro balança enquanto andamos, a idéia se assenta na massa cinzenta. Pelo menos com Johnny era assim. Ele se levantou do chão do pátio e começou a andar em direção à sala de aula.

Andando sozinho pelos corredores largos daquela escola imensa, sem conhecer ninguém e, e novamente lembrando e sentindo saudades do Hugo... Novamente esta viadagem! Johnny sacudiu a cabeça para tirar essa idéia e chegou na porta da sala de aula.

Entrou na sala, se sentou no seu cantinho preferido e voltou a pensar na idéia-aventura de conhecer gente nova, e percebeu que o momento era perfeito: naquela escola tinha todo o tipo de gente que ele podia querer. Tinha as gostosas, as nerds, as bagunceiras... Logo, logo, ele conseguiria encontrar a companhia que estava fazendo tanta falta.

Nenhum comentário: