sábado, 21 de julho de 2012

F5

Muitas idéias têm re-aparecido frequentemente para mim. Algumas reais, até. Exemplo: as pessoas têm falado demais sobre o Facebook. Demais mesmo. O virtual está se incorporando ao real. F5, pessoal!

Não estou falando isso com um tom reacionário, ou cult: "precisamos falar mais sobre a realidade, ler um livro bla-bla-bla".

Meu tom é F5, atualização.

Muitos relacionamentos acontecem quase-exclusivamente no mundo virtual.

Se eu aceitasse ser um peão, eu diria que tenho ouvido "En passant". Como sou pretensioso, digo que tenho ouvido "de passagem pela caixa" muitas reclamações de homens, mulheres, adolescentes, adultos, namorados, noivos e casados:

- Porra, essa piranha 'curtiu' a foto do cara da outra rua...
- Safado, ele ainda fala com aquela piranha!!!
- Ahn, ela não postou a foto que a gente tirou junto. :(

Casos de traição, suposta traição ou excesso de atenção agora acontecem "pelo Face", não mais na balada, trabalho, escola ou vizinhança.


A propósito, as pessoas traem muito. Por que será que tantas pessoas estão se "desviando do padrão"?

Pense rapidamente em alguns temas polêmicos, como
fidelidade;
legislação sobre drogas;
celibato na igreja católica;
leis que regulam o comportamento sexual; e
preconceito que incide sobre os que não se enquadram.

"Tuas idéias não correspondem aos fatos"?
As idéias da sociedade correspondem aos fatos?
Por que tantas pessoas estão se "desviando do padrão"?
O mundo está todo borrado ou a lente está suja?

Mas hoje parece que não há tempo que possa ser usado pensando sobre o passado. O mundo está rápido demais.


MÁXIMAS

De um parágrafo perdido, salvei a frase "O prazer que eu sinto quando escrevo não pode ser falsificado". Gostei da frase mas não senti segurança para escrevê-la como uma máxima ou aforismo.

Recorri a frases de outros, tão simples e subjetivas quanto a minha.

Subjetivas... As frases, as poesias, a ficção, até os tratados, tudo é filho da subjetividade. A popularidade destas obras depende de os populares viverem ou pensarem aquela subjetividade.


FRASES SOBRE ESCREVER

"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias." (Pablo Neruda)

"Escrever é a única profissão em que ninguém é considerado ridículo se não ganhar dinheiro." (Jules Renard)

"Os que escrevem com clareza têm leitores, os que escrevem de maneira obscura têm comentaristas." (Albert Camus)


P.s.:  F5  = atualizar/recarregar a página da WEB.

21/jul e 24/nov/2012

Um comentário:

Airton Bolquett disse...

Atualização - F5:
pelo q me parece, de acordo com a nova realidade, o chat do Facebook eh o novo MSN. Entao, na contra-mão do que anteriormente escrevi, uso o chat do Facebook em vez do MSN.
E seja o q Deus quiser, se é que ele se importa com isso.